Pages

30 de abr. de 2014

Quadrilha arromba loja da Rede Unilar de Santa Cruz e é presa na Operação Divisa Segura em Jaçanã

 
Uma quadrilha especializada em arrombamentos foi presa na madrugada de hoje, 30, por volta das 2h30, após uma ação criminosa em um estabelecimento localizado na área central de Santa Cruz. Os suspeitos foram detidos pela Polícia Militar entre as cidades de Jaçanã RN e Nova Floresta PB na Operação Divisa Segura. 
 
No início da madrugada os suspeitos Wallace de Oliveira Araújo, 25 anos, natural de São Paulo, Anderson Alves Carvalho, 23 anos, Natural de Campina Grande, Emerson Marques da Silva, 18 anos, Natural de Campina Grande, todos residentes em Campina Grande PB, ambos haviam arrombado uma loja da rede Unilar em Santa Cruz, e com a participação de um menor de 15 anos residente em Santa Cruz e enteado do vigia da Unilar, de onde furtaram 08 televisores de LCD, 10 Câmeras fotográficas, 92 celulares além de outros produtos eletrônicos avaliados inicialmente em mais de 50 mil reais.

Após o arrombamento, os ladrões fugiram com a mercadoria furtada em um veículo tipo Corsa Sedan Preto de placas NOG 2964 de Campina Grande que foi abordado no município de Jaçanã, já próximo a divisa do estado da Paraíba pelos PMs, Tenente Diego, Cabo Izidro, Sds. Aucides e Araújo com apoio do GTO de Santa Cruz sob o comando do SGT. Emanoel. Os detidos e todos os equipamentos já recuperados encontram-se na 9ª DRP de Santa Cruz.

Casos de "justiça com as próprias mãos" já foram registrados em Goianinha e mais 5 cidades do RN em 2014

A onda de violência em todo o país tem provocado uma indignação generalizada que tem levado a população a reagir com a adoção de atos considerados como drástricos. No Rio Grande do Norte, a situação não é diferente.
O estado potiguar  já foi palco somente no decorrer dos quatro primeiros meses deste ano para a ocorrência de oito casos de "justiça com as próprias mãos". Os registros acerca de "justiçamentos" fazem parte de um levantamento divulgado nesta terça-feira (29) pelo Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública, Ivenio Hermes.
Dados do estudo do pesquisador dão conta de que o primeiro caso de justiçamento coletivo com morte relatado no Rio Grande do Norte em 2014 foi no último dia 1º de fevereiro quando um homem foi espancado por populares e morreu após dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
Na avaliação do estudioso, tal prática é considerada como "preconceituosa e emocional ação contra o crime, também conhecida ''justiça total'". Para o pesquisador, o combate ao ato de "justiça com as próprias mãos" se dá com investimentos no "efetivo e serviço policial que responda às demandas da segurança pública para que essa prática cesse e evite que nossa sociedade retorne ao estado de barbárie e ao primitivismo das relações sociais."
Espancamentos com características de justiçamento no RN em 2014
01/02/14 - Homem de 24 anos espancado em Mossoró
17/02/14 - Mulher espancada em Paranamirim
05/03/14 - Homem de 31 anos espancado em Touros
17/03/14 - Homem de 52 anos espancado em Parnamirim
22/03/14 - Homem de 34 anos espancado em Goianinha
29/03/14 - Homem de 30 anos espancado em Alexandria
29/03/14 - Homem de 34 anos espancado em Natal
26/04/14 Homem espancado em Natal

Motorista colide violentamente em caminhão próximo a Mossoró

Um grave acidente, foi registrado por volta das 22h de ontem, nas proximidades da ponte do Rio Angicos, na saída para Natal – distante cerca de 5 km de Mossoró.
De acordo com informações colhidas no local, dão conta que o condutor do veículo tipo Fiat/Uno Electronic ano/modelo 94/95 de cor vermelha e placa MNJ-2259 Mossoró, seguia no sentido Mossoró/Assu, perdeu o controle do veículo, e colidiu violentamente na traseira de um caminhão Mercedes Benz/L 1418 de cor branca e placa MYL-5307 Assu-RN, que estava parado com os piscas alertas ligados, por conta de um outro acidente ocorrido na ponte do Rio Angicos horas antes.
Na ocasião os patrulheiros da PRF  estariam retirando um outro caminhão envolvido no primeiro acidente, onde o mesmo colidiu com uma carroça e o caminhão estaria obstruindo a via(Neste primeiro acidente, apenas o motorista do caminhão foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas sem ferimentos.



Com o impacto forte o motorista ainda não identificado ficou preso nas ferragens, sendo necessária a intervenção dos homens do Corpo de Bombeiros, assim como uma equipe da ALFA (Suporte Avançado do SAMU), que socorreu o mesmo em estado grave para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
Um engarrafamento dificultou os patrulheiros a controlar o trânsito que ficou parado até o resgate da vítima. De cordo com os socorristas o mesmo sofreu fratura nas pernas, além forte pancada no tórax e cabeça.

Fonte: Site Passando na Hora

29 de abr. de 2014

Petrobras oferece 44 vagas de estágio nas cidades de Natal, Mossoró e Guamaré


As inscrições para o Programa de Estágio da Petrobras, destinado a alunos do ensino superior e médio no Rio Grande do Norte, seguem abertas até o dia 7 de maio. Por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), estão sendo oferecidas 44 vagas distribuídas entre Natal (22 vagas), Mossoró (20 vagas) e Guamaré (2 vagas). O Programa possibilita que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão e adquiram experiência nas áreas de estudo.
Os interessados devem procurar as sedes do IEL no horário de 8h às 11h e das 14h às 17h. Em Natal, as inscrições são recebidas na Av. Amintas Barros, 4549 – Nova Descoberta, e para as vagas localizadas em Mossoró e Guamaré, o endereço é o Prédio do SESI na Rua Benjamim Constant, 65, Centro/Mossoró.
Para participar da seleção, o candidato deve ser maior de 16 anos, residir na cidade que oferece a vaga e estar cadastrado no IEL. É importante, ainda, que o candidato consulte o perfil apontado pelo Instituto dentro do seu edital na página www.rn.iel.org.br.
As vagas destinadas para a Petrobras em Natal contemplam os cursos de nível superior em Administração, Enfermagem, Geologia, Química de Petróleo e Engenharias (Elétrica, Mecânica, Petróleo, Produção e Química). Em Mossoró, podem concorrer alunos dos cursos Técnicos de Mecânica, Petróleo e Gás e Segurança do Trabalho e ainda os cursos de Administração, Pedagogia, além das Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Química.
Em Guamaré, há oferta de duas vagas, sendo uma para o curso Técnico em Química e a outra para o curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Cursos
Natal
Mossoró
Guamaré
Administração
2
2
 
Enfermagem
1
 
 
Engenharia Civil
 
1
 
Engenharia Elétrica
2
 2
 
Engenharia Mecânica
1
4
 
Engenharia de Produção
2
2
 
Engenharia do Petróleo
6
 
 
Engenharia Química
5
3
 
Geologia
2
Pedagogia
 
1
 
Química de Petróleo
1
 
 
Técnico em Mecânica
3
 
Técnico em Petróleo e Gás
1
Técnico em Química
 
 
1
Técnico em Segurança do Trabalho
1
1

28 de abr. de 2014

JOYCE PASCOWITCH: LULA ACEITOU SER O CANDIDATO


A colunista social Joyce Pascowitch, que edita o site Glamurama e a revista Poder, publicou uma nota nesta tarde que agita o mercado político e também financeiro. Segundo ela, o ex-presidente Lula aceitou o desafio de concorrer à presidência da República já em 2014. Leia abaixo:

O alto empresariado brasileiro, que tinha dificuldade em dialogar com o Planalto, pode começar a ficar mais tranquilo. O candidato do PT à Presidência da República deverá ser mesmo Lula.

Ele já deu como certa nesse fim de semana, para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto. No PT, a decisão é vista com bons olhos, já que o partido não concorda com várias posições da presidente Dilma Rousseff.

Desde meados de março, o mercado financeiro tem reagido de forma bastante sensível a qualquer rumor ou novidade sobre as eleições presidenciais que ocorrerão neste ano. Nesta segunda-feira (28), não foi diferente: após a jornalista Joyce Pascowitch cravar que Lula será o candidato à presidência pelo PT, a maioria das ações de empresas estatais passou a registrar alta, apresentando um volume bastante acima da média pouco antes da publicação.

DG DANCARINO QUE A GLOBO NÃO MOSTRA CV


A Polícia do Rio de Janeiro tem a informação de que seis dos noves policiais militares que participaram do tiroteio no morro Pavão-Pavãozinho no início da semana afirmaram que usaram suas armas, informou reportagem deste sábado (26) do “Jornal Nacional”, da TV Globo.
O dançarino Douglas Rafael Pereira, o DG, foi atingido por um tiro e morreu. Os PMs negaram ter disparado contra Douglas. Será agora apurado na investigação se o tiro que atingiu o dançarino partiu da arma de algum desses policiais.


Foto: Divulgação
De acordo com o telejornal, as armas dos policiais já passaram por uma primeira perícia, mas ainda não foram devolvidas à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Pavão-Pavãozinho. Na última sexta-feira (25), o delegado Gilberto Ribeiro, da 13ª Delegacia de Polícia (Ipanema), que investiga a morte do DG e de Edilson da Silva dos Santos, disse que a posição em que o dançarino foi encontrado na manhã de terça-feira (22) corresponde à foto divulgada na edição da última sexta-feira do jornal “Extra”. 
Na imagem, o dançarino está de costas e é possível observar claramente um orifício causado por objeto pérfuro-contundente.

VEJA VÍDEO:INDIVIDUO SE DA MAL E BATE EM CARRO E QUEBRA O FEMUR APÓS ASSALTO NO BAIRRO SUMARÉ EM MOSSORÓ

Família é vítima de grave acidente entre as cidades de Jardim do Seridó e Parelhas no RN

 Um acidente de graves proporções foi registrado pela Polícia Rodoviária Estadual na tarde deste domingo (28), na RN-088, entre as cidades de Jardim do Seridó e Parelhas.

O carro (Gol) trafegava no sentido Parelhas/Jardim, quando o condutor, identificado por Clênio Felipe dos Santos, perdeu o controle e capotou.

Estavam ainda no veículo os pais do motorista, de nomes José Ferreira dos Santos, o Zequinha Motorista, e Francinete Figueiredo dos Santos.
 
 Todos são da cidade de Jardim do Seridó e foram socorridos para o hospital de lá. Seu Zequinha Motorista do veiculo foi transferido para Natal com um corte profundo na cabeça mas segundo informações veio a falecer.
 
Já Francinete e Clênio, sofreram escoriações e estão em observação no hospital Ruy Mariz em Jardim do Seridó.

Campanha em apoio a Daniel Alves e contra o racismo ganha as redes sociais


Neymar foi um dos primeiros jogadores a dar seu apoio público a Daniel Alves e reiterar as críticas ao racismo, ainda na noite de domingo. Na partida contra o Villarreal, o lateral comeu uma bana que foi atirada na direção dele. Neymar publicou uma foto segurando uma banana, lembrando o ato de discriminação do qual Daniel foi alvo, e gerou repercussão nas redes sociais.
"Toma, bando de racistas", postou o atacante, que não entrou em campo por estar se recuperando de uma lesão no pé esquerdo. O craque brasileiro ainda devolveu a provocação: "Somos todos macacos! E daí?", escreveu Neymar, também alvo de racismo recentemente na Espanha.
Depois da foto com a banana, Neymar postou um vídeo de mensagens contra o racismo e também fez um breve desabafo contra a discriminação racial.
"É uma vergonha que em 2014 exista o preconceito. Tá na hora de a gente dizer um chega pra isso! A forma de me expressar para ajudar que um dia isso acabe de uma vez por todas é fazer como o Daniel Alves fez hoje!! Se você pensa assim também, tire uma foto comendo uma banana e vamos usar o que eles têm contra a gente a nosso favor. #somostodosmacacos #weareallmonkeys #somostodosmonos."
A mensagem do atacante gerou rápida repercussão e logo outros jogadores e celebridades repetiram seu ato em fotos postadas em redes sociais. O casal Luciano Huck e Angélica foi um dos primeiros a encampar a campanha, com imagem semelhante a de Neymar. O mesmo fez o zagueiro Paulo Miranda, do São Paulo, ao lado da esposa. O atacante Fred, do Fluminense, fez uma "banana" com os dois braços nas redes sociais.

Policial tenta defender irmã de assalto a padaria em Natal, é baleado e morre

Um policial civil morreu na noite deste domingo (27) após ser baleado durante uma tentativa de assalto em uma padaria no bairro de Petrópolis, na zona Leste de Natal. Segundo a polícia, Ilfran Tavares de Araújo, de 51 anos, levou dois tiros na cabeça ao tentar defender a irmã dele, que fazia compras no estabalecimento.

Ilfran e a irmã estavam na Panificadora La Via Pane quando dois homens em uma motocicleta chegaram até o local e anunciaram o assalto.

Um deles ficou no caixa, enquanto o segundo foi para o interior da loja, rendendo a irmã do policial. Ilfran tentou intervir e não percebeu a presença do segundo suspeito.O policial foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos. Ilfran trabalhava na Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (DAV), no bairro da Ribeira e estava perto da aposentadoria.

Após o crime, os suspeitos fugiram. Ainda não há informações se eles conseguiram levar alguma quantia da padaria.

Policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar chegaram a fazer diligências na região, mas não encontraram os criminosos.

27 de abr. de 2014

Conheça os bandidos procurados pelo assalto e assassinato do gerente da agência dos Correios de Patu

patu-22
A foto dos bandidos foi postada por Leonardo Arruda (@ArrudaCaraubas) em sua conta no twitter. Os dois são procurados pelo assalto e assassinato do gerente da agência dos Correios do município de Patu. As buscas ainda continuam na região. Cerca de 50 policiais do RN, CE e PB trabalham em conjunto para tentar encontrar os suspeitos.
Blog do BG

Lula é internado no Sírio Libanês com tonturas

 
O ex-presidente Lula foi internado ontem (26) no hospital Sírio Libanês. Estava tonto e passava mal. 
A Folha apurou que ele teve uma crise de labirintite, já superada. 
O ex-presidente recebeu alta e já está em casa, descansando. 
Ele foi atendido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pelo neurologista Milberto Scaff. 
Uma das hipóteses é que o problema tenha sido causado pelo cansaço depois de uma longa viagem de volta ao Brasil. 

26 de abr. de 2014

Rio Grande do Norte já contabiliza 550 homicídios desde o início de 2014

Com o quarto mês do ano chegando ao fim, o número de homicídios no Rio Grande do Norte em 2014 atingiu a marca impressionante de 550 vítimas fatais. Os dados foram divulgados neste sábado (26) pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RN), que mostrou a região da Grande Natal como o local mais perigoso de todo o Estado.
Com os índices, a média diária de mortes intencionais no RN é de 4,7 (137,5 por mês), superior ao número registrado em 2013, quando 1633 pessoas foram mortas propositalmente, o que gerou uma média de 4,4 por dia (136 por mês). Natal segue na liderança no registro de mortes, com 190, seguida por Parnamirim, com 46. Os outros municípios que fazem parte da Grande Natal também figuram na lista: São Gonçalo do Amarante (25 mortes), Macaíba (21 mortes), São José do Mipibu (19 mortes), Ceará-Mirim (11 mortes), Extremoz (10 mortes), Nísia Floresta (6 mortes).
Os números demonstram que, de longe, a região da Grande Natal é a mais perigosa do Estado, com 328 homicídios no total. Para o tenente coronel Jair Justino, coordenador do 3º Batalhão da Polícia Militar de Parnamirim, que é responsável pelo atendimento, além de Parnamirim, das cidades de Nísia Floresta, Monte Alegre e São José de Mipibu, o crescimento populacional dos municípios tem sido um fator determinante para o aumento da criminalidade.
“Hoje o nosso Batalhão tem um efetivo de 350 policiais e entre 17 e 18 viaturas para atender toda essa região. Nos últimos anos a população da Grande Natal cresceu muito e o efetivo policial não acompanhou esse crescimento, o que acaba sobrecarregando o nosso efetivo atual. Somente em Parnamirim temos quase 250 mil habitantes. Tentamos fazer o possível para evitar os crimes, mas muitas vezes fica complicado”, afirmou.
De acordo com Jair, a grande maioria dos homicídios tem acontecido com pessoas que já tiveram ou ainda têm envolvimento com alguma atividade criminosa. “A obrigação da polícia é preservar a vida, independentemente se essa pessoal está no mundo do crime ou não. Mas o que percebemos é que realmente aumentou muito o chamado “acerto de contas”. Não só crimes com relação com as drogas, mas outros também. Por exemplo, semana passada executaram um homem aqui em Parnamirim. A vítima era suspeita de ter matado o próprio pai. Criminosos estão matando criminoso. Mas, como eu disse, o trabalho da polícia é preservar a vida”.
Ainda segundo Jair Justino, um trabalho com a população também tem sido feito para tentar diminuir esses índices. “Nós temos um contato constante com a comunidade. Nós temos o programa da Polícia Comunitária, que sempre está indo aos bairros. A população também pode ajudar denunciando qualquer tipo de situação. Infelizmente a polícia não pode estar em todos os lugares, por isso o apoio da população é muito importante”.
O tenente coronel também cobrou uma melhoria estrutural nas cidades. “Os municípios do Estado apresentam alguns problemas. Na Grande Natal, por exemplo, temos cidades com bairros pouco iluminados. Locais com o acesso complicado, com muito mato. Esses locais são muito usados pelos bandidos”.

Jornal britânico sugere que Brasil cancele vários esportes para 'salvar' Olimpíada

 
Um artigo publicado com destaque na edição desta quinta-feira no jornal britânico The Guardian sugere que o Brasil deveria cancelar a realização de diversos esportes na Olimpíadas do Rio de 2016 - sobretudo os de elite, como tênis, golfe, iatismo e hipismo - e realizar um evento mais barato e enxuto.
A reportagem de duas páginas, com destaque na capa, é assinada do Rio de Janeiro por Simon Jenkins, um dos principais colunistas do The Guardian.
Jenkins diz que o Brasil tem sido constantemente criticado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por atrasos nas obras. O Brasil teria completado apenas 10% das estruturas das Olimpíadas. Em Londres, dois anos antes do evento, esse índice já era de 60%.

FOTOS: acidente GRAVE envolve carro, moto e uma van com vários passageiros em Parnamirim

Um acidente grave aconteceu na manhã deste sábado em frente ao parque de exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
De acordo com informações, uma caminhonete teria se chocado com uma moto e depois colidido com uma van, da linha Interbairros, com vários passageiros. Várias pessoas se encontram presas as ferragens. Não há número exato de feridos. Mais informações em instantes.

“Dia D” de vacinação contra a gripe está acontecendo neste sábado em Lajes Pintadas

A unidade mista de saúde de Lajes pintadas que fica na Rua Walfredo Gurgel, está aberta neste sábado (26), participando da “Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe”
No momento, ocorre tudo dentro da normalidade a movimentação começou logo cedo e, além de colocar a saúde em dia, a criançada pode ficar a vontade.
Hoje, está sendo realizado o “Dia D”, os profissionais de saúde do município ficarão a postos, até 17h, para atender a população. A expectativa é de que 80% das pessoas dentro do público-alvo residentes no município sejam imunizadas até o fim da campanha.
Fazem parte do público-alvo idoso, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, doentes crônicos, acamados e profissionais de saúde. Neste ano, houve a ampliação da idade inicial para receber a vacina. Crianças de seis meses e menores de cinco anos podem ser imunizadas.
É fundamental que pais e responsáveis levem a Caderneta de Vacinação para que os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde possam conferir as doses que faltam ser aplicadas.

Delegada de BH atira em assaltante e cita Valesca Popozuda como inspiração.

Ela correu três quarteirões de salto atrás do bandido enquanto atirava
Em rede social Rosely exibe arma com a legenda "Minha 45, e uma das minhas paixões!"Facebook/Reprodução 

No relato ela agradece parceiros da Polícia CivilFacebook/Reprodução

Uma delegada atirou e feriu um assaltante ao reagir ao crime no bairro Palmares, na região da Pampulha em Belo Horizonte, na noite de quinta-feira (24). Em sua página no Facebook, a policial descreve o ato de violência com orgulho e ainda cita a funkeira Valesca Popozuda como inspiração: "Bateu de frente comigo é tiro, porrada e bomba"

Rosely Baeta Neves disparou contra o bandido que tentou levar seu carro, um utilitário da Mitsubishi, ameaçando-a com uma arma calibre 40. Em seu texto na rede social, a delegada afirma que "como sou predadora, e usando meu instinto policial, agi com frieza, e no momento oportuno, saquei da minha amiga inseparável (minha 45) e sentei o dedo" [sic].

A policial estava parada em seu carro, quando o homem identificado como Márcio de Jesus Pinto, de 27 anos, abriu a porta do veículo colocando a arma na cabeça de Rosely, exigindo que entregasse o carro. Já que anda armada 24 horas por dia, ela reagiu sacando uma pistola que estava embaixo da cadeira do motorista.

Assustado, o homem disparou contra a delegada, mas não a atingiu. O assaltante fugiu correndo e Rosely correu dois quarteirões de salto atrás dele enquanto efetuava quatro disparos. Comemorando, ela escreveu: "Saí ilesa, e o bandido, ficou na horizontal, vou dormir na Paz de Deus, mais uma vez o bem vence o mal".

25 de abr. de 2014

Em Currais Novos PM apreende droga, dinheiro fracionado e prende suspeitos de tráfico de drogas

Uma denúncia anônima repassada para a central de rádio da Polícia Militar na manhã de hoje (25) levou a apreensão de aproximadamente 200 gramas de maconha, 331,00R$, 12 bolsas femininas (Suspeita-se que tenham sido tomadas de furtos e assaltos a mulheres), 06 munições intactas calibre 32 e 01 tablete que estavam numa residência na Rua Jorge Vieira, Bairro Sílvio Bezerra de Melo.
Estavam na residência; JUAN PABLO DE ARAÚJO DE 20 ANOS Natural do Bom Pastor, Natal, FELIPE DOUGLAS DE OLIVEIRA 19 ANOS, residente na comunidade Cachoeira e REGINALDO LUIZ DE OLIVEIRA DE 19 ANOS VULGO PEBINHA, residente na Rua Construtor Manoel Cardoso, Currais Novos.
O curioso é que nenhum dos acusados mora na residência e a polícia suspeita que eles utilizavam a casa como boca de fumo, justamente o que disse o denunciante anônimo.
FELIPE DOUGLAS tem várias passagens pela Polícia e é acusado de furtar uma moto em Acarí que foi apreendida na manhã de hoje.
JUAN PABLO disse que tinha comprado a droga para fumar.
PEBINHA é suspeito de tráfico de drogas e sofreu um atentado em Dezembro de 2013 onde foi alvejado por disparos de arma de fogo.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos

TV Globo nega ida de Evaristo Costa para o ‘Fantástico’: o posto é de Tadeu

O departamento de comunicação do canal informou que Evaristo não vai deixar o comando do 'Jornal Hoje' para apresentar o 'Fantástico'

A TV Globo negou que o jornalista Evaristo Costa vai apresentar o programa “Fantástico”. De acordo com a revista “Caras”, o âncora do Jornal Hoje só vai apresentar o dominical enquanto o titular, Tadeu Schmidt, estiver de férias.
“O que está previsto é que o Evaristo cubra férias do Tadeu, quando ocorrerem. Apenas isso, que inclusive já foi divulgado. Ainda não temos previsão de quando o Tadeu sairá de férias. E não é verdade que o Evaristo deixará a bancada do Jornal Hoje nem que o Fantástico terá um trio de apresentadores”, informou o departamento de comunicação da TV Globo em comunicado.
De acordo com o jornal “O Dia”, Evaristo teria sido escolhido para o programa voltar aos moldes do que era antigamente, com três apresentadores. Tadeu Schmidt não deixaria a apresentação da revista eletrônica porque o público masculino se identifica com ele. Já Evaristo foi lembrado por seu carisma com o público. Renata Vasconcellos também continuaria na atração.
A última mudança feita foi quando, no ano passado, Zeca Camargo e Renata Ceribelli deixaram o dominical.

Fonte: Caras

Mulher tem rosto desfigurado após ser espancada por ex-marido em Natal

Fotos mostram Fabiene antes e depois de sofrer as agressões (Foto: Arquivo da família e Matheus Magalhães/G1)
A polícia do Rio Grande do Norte ainda procura pelo homem suspeito de ter desfigurado o rosto de uma mulher, sua ex-companheira. Fabiene Gonzaga Martins, de 25 anos, é dona de casa e terá que fazer uma cirurgia para reconstituir dois ossos da face. Ela conta que apanhou com um cabo de vassoura e levou vários socos. A polícia prefere não revelar o nome do suspeito para não atrapalhar as investigações.
De acordo com Sônia Gonzaga, mãe da vítima, o procedimento cirúrgico está marcado para a próxima terça-feira (29) no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Fabiene tem vários pontos na cabeça, hematomas por todo o rosto e sangue coagulado nos glóbulos oculares. Ela foi encaminhada para o hospital após passar por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).
Acompanhada da mãe e do padrasto, Fabiene registrou queixa na polícia. Ao G1, a delegada Karen Cirstina Lopes, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, confirmou que o ex-marido está sendo procurado. “Estamos trabalhando para encontrá-lo”, afirmou. Além das agressões, o homem também foi denunciado por manter o filho do casal em cárcere privado. O menino tem 4 anos. "Também demos queixa do desaparecimento da criança. Isso foi no começo da semana, quando fomos à delegacia. Mas alguém foi deixar o menino lá em casa. O garoto está bem, só que muito nervoso e assustado. O pai continua solto”, disse Sônia.
Ainda de acordo com a mãe de Fabiene, o menino também apanhava muito do pai. “Ele é um monstro. Tem que ser preso”, acrescentou.
Em depoimento à polícia, Fabiene relatou que havia se separado do marido fazia pouco mais de uma semana justamente por não aguentar mais apanhar dele. Além da surra, a mulher contou que também foi estuprada. No Itep, ela também foi submetida a exame de conjunção carnal para poder comprovar o abuso sexual.

Ibama junto com a PRF apreende 60 passaros da Fauna Brasileira em Campo Redondo e Lajes Pintadas

Nesta quinta-feira (24/04), O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, e a Policia Rodoviária Federal, em uma ação coordenada por Edite Bezerra do IBAMA e com a participação de vários fiscais do IBAMA e patrulheiros da PRF a operação Migratória 2, foram apreendidos vários pássaros da Fauna Brasileira na Serra Verde município de Lajes Pintadas e Malhada Vermelha município de Campo Redondo região trairi, segundo Edite Bezerra as aves apreendidas foram devolvidas a fauna e as gaiolas serão incineradas nessa sexta-feira (25/04), dentre as espécies apreendidas estavam algumas como: Galo de Campinas, Azulões, Sabias, "Golinhas" entre outras. Edite Bezerra disse ainda que as multas somadas totaliza R$ 30.000,00 reais, para os criadores flagrados no crime.

 O Patrulheiro Rodoviário Federal Anderson Costa, disse a reportagem da Rádio Ouro Branco que a parceria com o IBAMA vai continuar para combater tal crime ambiental.
        Fonte: Expresso da Notícia

Bandido que atuou ontem em Patu morre em troca de tiros com a equipe do Capitão Brilhante

O capitão PM Inácio Brilhante, comandante da Companhia de Policia de Alexandria, confirma a morte de um dos assaltantes que mataram o gerente Arnir Praxedes de Melo, de 55 anos, da Agência do Correios da cidade de Patu, na manhã desta quinta-feira, 24.
Brilhante informa que o veículo Captiva vermelho, usado pela quadrilha, foi apreendido no Sítio Saco, zona rural de Patu, depois que a PM do Rio Grande do Norte se juntou com a PM do Estado da Paraíba para fazer barreiras.
As buscas se intensificaram e na manhã desta sexta-feira, os assaltantes teriam se confrontado com os policiais militares. Pelo menos um não conseguiu resistir aos ferimentos e faleceu no local. Não existe informação sobre os demais suspeitos.
No local do confronto, foi apreendido uma mochila com munição de pistola Ponto 40 e um rádio amador, usado pela quadrilha para monitorar a movimentação da Policia.
Assalto
O gerente Arnir Praxedes foi abordado pela quadrilha quando se dirigia para o trabalho na manhã da quinta-feira, 24. Os assaltantes levaram ele para roubar o dinheiro da agência. Entretanto, no local haviam policiais militares e o confronto foi inevitável.
Arnir morreu com um tiro na nuca e o PM Filho sofreu um tiro de raspão também no pescoço. Filho foi medicado e se recupera do ferimento. Os assaltantes fugiram sem levar o dinheiro da agência na direção da cidade de Catolé do Rocha.
Por César Alves

Estudantes universitários morrem presos às ferragens durante grave acidente no Sertão da Paraíba

Um casal de namorados morreu presos às ferragens no final da tarde desta quinta-feira (24), durante um grave acidente na PB-306, na localidade conhecida como ‘Ladeira da Ponte de Deoclécio’, entre as cidades de Juru e Água Branca, no Sertão do Estado. Um outro jovem que também vinha no veículo morreu dentro de uma ambulância do Samu, conforme disse ao Portal Correio, o coordenador da unidade da cidade de Princesa Isabel, Leonardo Campos.
Segundo informações da Companhia de Polícia Militar da cidade de Princesa Isabel, os jovens viajavam com destino a cidade de João Pessoa quando o carro em que eles vinham se chocou frontalmente com um caminhão pipa. As vítimas residiam no bairro de Valentina Figueiredo, em João Pessoa.

Começa no Rio de Janeiro julgamento de acusados de matar cinegrafista Santiago

Os jovens Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza são acusados dos crimes de explosão e homicídio triplamente qualificado pela morte de Santiago Andrade

A 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro faz nesta sexta-feira a primeira audiência de instrução e julgamento dos dois acusados de matar o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade. Ele foi atingido por um artefato explosivo enquanto cobria uma manifestação no centro da capital, no início de fevereiro deste ano.
Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza são acusados dos crimes de explosão e homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima e uso de explosivo).
Dezesseis testemunhas foram convocadas para depor na audiência de instrução, que começa às 13h no 9º andar da Lâmina Central do Tribunal de Justiça.
Santiago foi atingido na cabeça por um rojão durante a cobertura de um protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Centro do Rio de Janeiro, no dia 6 de fevereiro. Além dele, outras seis pessoas ficaram feridas na mesma manifestação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o cinegrafista chegou em coma ao hospital municipal Souza Aguiar. Ele sofreu afundamento do crânio, perdeu parte da orelha esquerda e passou por cirurgia no setor de neurologia. A morte encefálica foi informada pela secretaria no início da tarde de 10 de fevereiro, após ser diagnosticada pela equipe de neurocirurgia do hospital onde ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva.
O tatuador Fábio Raposo confessou à polícia ter participado da explosão do rojão que atingiu Santiago. Ele foi preso na manhã de domingo em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão) e responsável pelas investigações, disse que Fábio já foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado e crime de explosão e que a pena pode chegar a 35 anos de reclusão.
Raposo ajudou a polícia a reconhecer um segundo responsável pelo disparo do artefato que causou a morte do cinegrafista. O tatuador, preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro, afirmou, de acordo com o relato do delegado, que “eles se encontravam em manifestações” e que “esse rapaz tem perfil violento”.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou, na manhã do dia 11, uma foto do suspeito de ter acendido o rojão que atingiu Santiago Andrade. Caio Silva de Souza, 23 anos, é considerado foragido e tem duas passagens pela polícia. Fábio Raposo, que passou o rojão, reconheceu o autor do disparo a partir da imagem levada pelo delegado. Ele está sendo procurado por homicídio doloso qualificado – quando há intenção de matar – por uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão.
Procurado por homicídio doloso qualificado – quando há intenção de matar – por uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão, o suspeito foi preso na madrugada de 12 de fevereiro em uma pousada na cidade de Feira de Santana, na Bahia. De acordo com o advogado Jonas Tadeu Nunes, que também defende Fábio Raposo, Caio Silva de Souza seguia em direção ao Ceará, para a casa de um avô, mas foi convencido a se entregar. Ele não reagiu ao ser preso.

Fonte: Terra

24 de abr. de 2014

Ministério lança aplicativo para localizar procurados pela polícia

O Ministério da Justiça lançou nesta quinta-feira (24) um aplicativo para smartphones e tablets que ajuda a encontrar pessoas procuradas pela polícia. A ferramenta, chamada “Mandados de Prisão”, é gratuita, mas para ter acesso a ela é preciso baixar o “Sinesp Cidadão” – programa do sistema Nacional de Segurança Pública.
O aplicativo está disponível para plataforma Android e estará para o IOS em dez dias. De acordo com Ministério da Justiça, a ferramenta deve ser disponibilizada também para as plataformas Windows Phone e Blackberry. O instrumento permite acesso a um cadastro nacional onde constam 352 mil mandados de prisão que ainda precisam ser cumpridos.
Segundo explicou o ministério, quem baixar o aplicativo poderá saber se uma pessoa é procurada pela polícia ao digitar o nome dela (pode ser o da mãe também) ou o número de algum documento que a identifique, como RG, CPF ou título de eleitor.
De acordo com a pasta, em caso de nomes iguais, o interessado em fazer a busca deverá digitar informações como órgão expedidor do documento ou número do processo referente àquela pessoa. O aplicativo não mostra foto do procurado.
Na avaliação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o aplicativo é uma forma de a sociedade “colaborar” com a segurança pública. “Se por um lado precisamos ter informação para programar as ações policiais, de outro lado a interação da sociedade num país como o nosso é de grande importância para que tenhamos sucesso nas nossas políticas”, disse o ministro.
“As rede sociais, inclusive, podem contribuir muito, pode haver todo um conjunto. A internet abriu uma nova realidade e nós como governo devemos capturar esses ingredientes e transformá-los em políticas que sejam eficazes”, completou.
Segundo a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, “é complicado” saber se alguém é procurado pela polícia se a pessoa não tiver mais informações além do nome. Ela afirmou que caso haja nomes iguais, o aplicativo apresentará uma lista para que a pessoa possa conferir outros dados, como nome da mãe e número do processo criminal.
“No casos de homônimos, haverá data de nascimento, nome da mãe e o número do processo, por exemplo, mas se não tiver dado nenhum, aí é complicado”, disse.
´Checkplaca´
O Ministério da Justiça já havia lançado no ano passado o aplicativo “Checkplaca”, criado para localizar veículos roubados por meio das placas. Segundo a pasta, houve 1,2 milhão de downloads da ferramenta, que ajudou a localizar 33 mil veículos.

Fonte: G1

Deprov prende quadrilha com carros roubados e “material de padre”

Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas. Home, a de roubo de carros!) é uma das mais operacionais do estado. Os caras são pau de dar em doido.
Na noite de hoje prendeu quatro bandidos no bairro de Nazaré com três carros roubados – um Doblô, um Cross Fox e um Idea – além de duas armas. Todo mundo já flagranteado direitinho. Entres os quatro, esses dois aí da figura, cujos nomes ainda não sei.
Mas o que chamou a atenção dos policiais é que com o bando a quadrilha encontrou indumentárias e objetos de um padre e da igreja católica. Uma batina, a estola (aquela paradinha que o padre passa atrás do pescoço e desce pela frente do corpo), um cálice, uma bíblia e hóstias.
Por Jacson Damasceno.

UFRN é a melhor universidade federal do Norte-Nordeste


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu a melhor avaliação dentre as instituições de Ensino Superior das regiões Norte e Nordeste, pelo Índice Geral de Cursos (IGC). O posto antes era ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em nível nacional, a instituição ocupa o 21º lugar.
A UFRN, que tinha se classificado em 3º lugar na avaliação anterior, conquista o 1º lugar com o conceito 3,66, equivalente à faixa 4 do Índice. O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (Mestrado e Doutorado).No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Caso Douglas Rafael: laudo do IML revela que o dançarino foi assassinado

A versão inicial apontava que o dançarino da TV Globo foi vítima de uma queda. Para a mãe de Douglas, PM-RJ é responsável

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), ocupações militares mantidas pelo governo do Rio de Janeiro em comunidades da cidade, têm mais uma morte sem explicação, ao menos por enquanto, em sua lista de tragédias. A vítima da vez é Douglas Rafael da Silva Pereira, 26 anos, dançarino do programa Esquenta, da TV Globo, conhecido como DG. O corpo de Douglas foi encontrado na terça-feira 22, em uma creche na comunidade do Pavão-Pavãozinho, zona sul do Rio, e, inicialmente, a morte foi atribuída a uma queda. O laudo do Instituto Médico Legal (IML), entretanto, mostra que DG foi morto com um tiro e, segundo a mãe do dançarino, teria sido torturado.
As acusações de Maria de Fátima da Silva, mãe de DG, são baseadas no laudo do IML. Segundo ela, o documento diz que a causa da morte de DG foi uma hemorragia interna provocada por um “objeto transfixante”. O laudo é corroborado por fontes da Polícia Civil, que segundo a TV Globo confirmaram que Douglas recebeu um tiro. O projétil teria entrado pelas costas, na região lombar, e saído pelo ombro, uma indicação de que o disparo foi feito de baixo para cima.
A mãe do dançarino, entretanto, vai além. Em entrevista à rádio CBN, Maria de Fátima da Silva afirmou que DG foi “torturado até a morte”. De acordo com ela, o corpo de seu filho tinha marcas de cortes, agressões e pisadas de bota. Além disso, tanto o corpo quanto os documentos que DG carregava estavam molhados, sendo que não chovia na hora de sua morte, na madrugada de segunda-feira 21. Para ela, DG foi morto por policiais da UPP, com quem tinha uma “picuinha” desde 2011, provocada por uma briga a respeito do roubo de sua moto. Silva diz ainda que os policiais tentaram adulterar a cena do crime.
“Disseram que ele morreu vítima de queda. Mas ele foi espancado pelos policiais da UPP, que arrastaram o corpo e esconderam. Meu filho ia virar outro Amarildo”, afirmou Maria de Fátima, em referência ao caso do ajudante de pedreiro sequestrado, torturado e assassinado por policiais militares na favela da Rocinha, também no Rio, em outubro de 2013. “Por que meu filho estava molhado? Não estava chovendo. Quando viram que ele era da Globo, que ia dar ruim, começaram a desfazer o local. Meu filho lutou muito e foi arrastado. Tinham marcas de sangue na creche. Estavam esperando ele morrer. Meu filho agonizou até a morte”, afirmou Silva também à CBN.
Segundo ela, pessoas da comunidade viram policiais militares fazer um cordão de isolamento ao redor da Creche Paulo de Tarso, onde o corpo de Douglas foi encontrado, para que ninguém se aproximasse. Intrigados com a presença de diversas pessoas no local e ao tentar entender por quê, moradores descobriram o corpo por volta das 9h de terça-feira, segundo ela.
A morte de Douglas Rafael provocou comoção na comunidade do Pavão-Pavãozinho. Moradores do local realizaram um protesto durante a terça-feira. Na repressão à manifestação, Edilson da Silva dos Santos, de 27 anos, foi morto com um tiro na cabeça. Ainda não se sabe quem foi o responsável pelo assassinato.
A versão da PM
O comandante das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), coronel Frederico Caldas, disse que houve um tiroteio na comunidade por volta das 22h, mas não foi registrada nenhuma vítima. A Polícia Militar, segundo Caldas, só tomou conhecimento oficialmente de que havia um corpo na creche por volta das 10h do dia seguinte.
Segundo Caldas, não há como os policiais militares terem mexido no corpo, porque eles entraram na creche junto com policiais civis, que estavam na comunidade para fazer uma perícia do tiroteio ocorrido no dia anterior. “Segundo o relato dos policiais, não houve qualquer abordagem ou perseguição no local da troca de tiros. O relato dos policiais é que quando eles chegaram para checar a denúncia, houve uma troca de tiros muito intensa e eles decidiram recuar. Eles sequer conseguiram chegar até o local onde havia a indicação de marginais”, explicou o coronel.
O comandante das UPPs disse que, além da investigação da Polícia Civil, a Polícia Militar abriu um processo apuratório para entender o que ocorreu no dia do tiroteio. Pelo menos oito policiais da UPP do Pavão-Pavãozinho que participaram do tiroteio serão ouvidos tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Militar.

Fonte: Carta Capital/Agência Brasil

Assalto aos correios deixa um funcionário gravemente ferido e um PM baleado em Patu/RN

O gerente da agência dos Correios em Patu, cidade da região Oeste potiguar, foi baleado durante um assalto ocorrido na manhã desta quinta-feira (24).
Um policial militar também ficou ferido após troca de tiros com os criminosos. Ambos foram socorridos ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Ainda não há confirmação sobre o estado de saúde dos dois.
De acordo com a Polícia Militar, os criminosos são quatro homens que fugiram após o confronto. A PM informou que a quadrilha abordou o gerente quando ele saía de casa a pé, no Centro da cidade, em direção ao trabalho.
Os quatro chegaram em um carro e teriam obrigado o gerente a entrar no veículo. Quando saiam da agência, junto com o gerente, os assaltantes se depararam com uma guarnição policial e houve a troca de tiros.

Fonte: G1-RN

23 de abr. de 2014

Ônibus da JARDINENSE quebra e ao ser substituído fica no prego por falta de combustível

Um ônibus que presta serviço a Jardinense e fazia o trajeto Natal-Caicó quebrou em Currais Novos na tarde desta segunda-feira (21) quando seridoenses voltavam da capital do estado após o feriadão.
     Outro ônibus foi providenciado, mas, próximo a entrada de Caicó, eis que o veículo que substituiu o quebrado faltou combustível e os passageiros ficaram mais algumas horas ao relento, como mostra a foto acima. A viagem que normalmente dura quatro horas foi feita em sete. 

Fonte: Blog do 3º DPRE via V&C

Aposentado desaparecido há 10 dias é encontrado morto em Natal

Corpo de Antônio Solano de Almeida, de 71 anos,
foi encontrado em Morro Branco
(Foto: Reprodução/Arquivo família)
O aposentado Antônio Solano de Almeida, de 71 anos - que estava desaparecido desde o dia 11 deste mês - foi encontrado morto nesta terça-feira (22) em Morro Branco, na zona Sul de Natal. A informação foi repassada pelo policial rodoviário federal Sanderson de Farias, sobrinho do idoso.
Segundo ele, a família aguarda o laudo da autópsia para esclarecer a causa da morte. "Nós sabemos apenas que o corpo estava em avançado estado de decomposição e que, a prinícipio, não há marcas de tiros", disse Sanderson. O corpo do aposentado estava em uma área de mata e foi encontrado por populares após sentirem um forte mau cheiro.
Antônio Solano de Almeida saiu de casa, no bairro de Capim Macio, no dia 11 de abril para pagar contas e não voltou. As câmeras do circuito interno da Caixa Econômica Federal da Ribeira registraram o idoso saindo do local por volta das 12h do dia 11. Depois disso a família não teve mais nenhuma informação sobre o paradeiro do aposentado

22 de abr. de 2014

RN: Policiais militares e bombeiros decidem suspender paralisação.

Os policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte deliberaram pelo fim da paralisação deflagrada no início da manhã desta terça-feira (22/04). Após reunião com a cúpula da segurança pública, as categorias optaram por oferecer mais um voto de confiança ao Governo do Estado, que assumiu o compromisso de enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa, no dia 30 deste mês de abril.
Com isso, os policiais e bombeiros militares realizaram uma assembleia geral extraordinária no acampamento montado em frente à Governadoria e votaram pela suspensão da greve. “Agora, vamos esperar que o Governo cumpra com sua palavra, tendo em vista que o próprio secretário de Segurança, Eliéser Girão Monteiro, assinou um termo de compromisso”, destacou o soldado Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM-RN.
A paralisação dos PMs e bombeiros teve início às 7h, reunindo praças e oficiais, bem como familiares dos militares, em frente ao prédio da Governadoria. A adesão aconteceu também pelo interior do Rio Grande do Norte. Além de se comprometer a enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças, o Governo agendou uma reunião para o dia 5 de maio, quando os outros pontos da pauta de reivindicações deverão ser debatidos.
A pauta de reivindicações das duas categorias inclui a lei de promoção de praças; reajuste de 56,7% do subsídio e a inclusão da database ao texto da lei; devido enquadramento dos níveis remuneratórios; pagamento das férias; integralização dos vencimentos dos que foram promovidos e ainda não recebem de acordo com a graduação; revisão da lei e reajuste da diária operacional; admissão de etapa alimentação com verba indenizatória; revisão do estatuto da Polícia Militar (carga horária); substituição do RDPM por código de ética; complementação dos efetivos de acordo com o previsto nas leis de fixação do efetivo e convocação dos 824 suplentes; assistência à saúde psíquica do PM e do BM.
Com o retorno as atividades normais, o policiamento ostensivo será retomado de maneira integral nas ruas de Natal e todo o Estado, já na noite desta terça-feira (22). Ainda durante a reunião com a cúpula da segurança, ficou acordado que os policiais que participaram do movimento de hoje não receberão nenhum tipo de punição.
 
     Postado Por: cassinho morais  |  Em: ,

Troféu da Copa do Mundo está em Natal no dia 25/05

O troféu da Copa do Mundo de 2014 chegou ontem (21) ao Rio de Janeiro, depois de passar por cerca de 80 países entre setembro do ano passado e abril deste ano.
A taça ficará exposta até o próximo dia 25 no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, que será o palco da final do campeonato, no dia 13 de julho.
Os visitantes poderão ver a taça das 9h às 21h.
Após passar pelo Rio de Janeiro, o troféu sergue para as outras 26 capitais brasileiras.
Ainda em abril, segue para Porto (26 e 27 de abril), Belo Horizonte (28 e 29 de abril) e Salvador (30 de abril e 1º de maio).
Na primeira quinzena de maio, depois de Salvador, a taça segue para Cuiabá (2/5), Curitiba (dia 3/5), Florianópolis (dia 4/5), Campo Grande (dia 6/5), Goiânia (dia 7/5), Vitória (dia 8/5), Aracaju (9/5), Maceió (10/5), João Pessoa (11/5), São Luís (13/5), Palmas (14/5) e Macapá (15/5).
Por último, o troféu ficará exposto em Boa Vista (16/5), Rio Branco (17/5), Porto Velho (18/5), Manaus (19/5), Belém (20/5), Teresina (21/5), Natal (22/5), Recife (23 e 24 de maio), Fortaleza (dias 25 e 26) e Brasília (dias 27 e 28).

MP exige transparência sobre despesas e receitas do prefeito de Parnamirim

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotora de Justiça Juliana Limeira Teixeira, expediu Recomendação ao Prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos, para divulgar, “de forma irrestrita, individualizada e nominal, utilizando-se de todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuser, especialmente do próprio sítio virtual do Portal da Transparência da Prefeitura de Parnamirim”, o acesso a uma série de informações.
O Município deverá informar ao Ministério Público o inteiro teor do Relatório de Gestão Fiscal, não apenas os relatórios de despesa total com pessoal e seus limites, fazendo constar o demonstrativo das parceiras públicos privadas, conforme a Resolução nº 022/2011 do TCE/RN; também as receitas e despesas de acordo com a descrição necessária exigida no art. 48-A da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00), contendo informações como a indicação da pessoa física jurídica beneficiária do pagamento e do respectivo processo licitatório.
O prefeito Maurício Marques deverá ainda informar ao MP sobre o Plano Plurianual, a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias de forma acessível e atualizada; quadro funcional dos servidores do Município de Parnamirim, com relação de nomes, cargos, padrão remuneratório, local de lotação e forma de investidura (concurso público ou livre nomeação), bem como informações sobre servidores cedidos para outros órgãos e sobre contratação de servidores temporários e dados sobre despesas com diárias e passagens, indicando o nome do servidor, cargo do beneficiário, destino, período e motivo da viagem, em atenção à Resolução nº 151/2012 do CNJ.
Ao assinar a Recomendação, a Promotora de Justiça Juliana Limeira Teixeira lembra que, “passados mais de três anos do termo final do prazo de implantação do Portal da Transparência para fins de disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em Municípios com mais de cem mil habitantes, qual seja, a data de 31/05/2010, consoante art. 73-B, inciso I, da Lei de Responsabilidade Fiscal, verifica-se, por meio do Inquérito Civil nº 004/2010, que a gestão da Prefeitura de Parnamirim/RN (município que conta com uma população mínima de 202.456 habitantes), insiste em faltar com o cumprimento efetivo da legislação em comento”.
O Prefeito Maurício Marques deverá encaminhar ao Ministério Público ofício constando as medidas recomendadas que foram adotadas.
 
GeraLinks - Agregador de links

LINGUAGENS

SEJA VISTO ANUNCIE

SEJA VISTO ANUNCIE