Pages

15 de mar. de 2014

Tarifa de luz pode subir mais se leilão do próximo mês não for bem sucedido


A conta do setor elétrico neste ano será ainda mais salgada para o consumidor do que o estimado pelo governo na quinta-feira, se o leilão de energia marcado para abril não for bem-sucedido. Pelo programa de socorro às distribuidoras anunciado ontem, as empresas terão de tomar emprestados R$ 8 bilhões, que serão integralmente repassados às tarifas a partir de 2015.
No entanto, para que esse valor seja mantido, o governo precisa que haja interesse e concorrência suficientes para que o preço da energia caia a cerca da metade do atual no leilão – que contratará energia para entrega imediata em caráter emergencial.
Mas, no mais recente leilão semelhante, promovido pelo governo em dezembro, a oferta de energia não chegou nem à metade da necessidade de contratação das distribuidoras. O mercado atribui o fracasso ao preço-teto da energia, artificialmente baixo, que espantou as empresas.
Ontem, a CCEE anunciou que o preço da energia novamente atingiu o teto e deve ser comercializada até o fim da próxima semana pelo valor de R$ 822 – 71% mais que o esperado pelo governo no leilão de 25 de abril.

0 comentários:

Postar um comentário

 
GeraLinks - Agregador de links

LINGUAGENS

SEJA VISTO ANUNCIE

SEJA VISTO ANUNCIE