Em menos de um mês termina o suporte ao Windows XP. Isso significa que, a partir do dia 8 de abril, os clientes que usam o Windows XP Service Pack 3 (SP3) não receberão mais novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções de suporte assistido gratuito ou pago, ou atualizações de conteúdo técnico online.
Na prática, e segundo a própria Microsoft, quaisquer novas vulnerabilidades descobertas no Windows XP, depois do seu “fim de vida”, não serão tratadas pelas novas atualizações de segurança fornecidas pela empresa.
Em post publicado no Blog da Microsoft Brasil nesta quinta-feira (13), Luís Banhara, diretor de negócios para clientes corporativos, explica o que os empresários precisam fazer para proteger seu negócio depois do fim do suporte ao Windows XP. Grande parte das informações vale também para os clientes pessoa física.
Para ajudar o usuário a descobrir se ainda usa o XP, a Microsoft criou um site, o Eu estou rodando XP? e também uma ferramenta gratuita de transferência de dados.
De acordo com Banhara, os riscos que os usuários de Windows XP enfrentam vão desde a máquina parar de funcionar com uma determinada aplicação até mesmo de ser hackeada.
“O Windows XP foi bastante estável na época para a qual foi lançado. Mas é preciso lembrar que ele foi concebido em um momento onde não existiam redes wireless. Depois de 11/09/2001, o mundo e a tecnologia mudaram muito. O Windows XP não está preparado para mobilidade e soluções de computação na nuvem. Por exemplo, dispositivos móveis com Windows XP não oferecem segurança, mobilidade e comunicação. Para usuários corporativos, o Windows XP não oferece DirectAccess”, afirma o diretor.
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